Há cerca de 30 anos, o atleta Fernando Antonio Vanzella, 45, disputava provas de natação pela equipe de São Bernardo nos Jogos Regionais, assim como qualquer outro nadador. Hoje, além de ser coordenador da equipe da cidade, o agora treinador vive a expectativa de participar da terceira Olimpíada da carreira, em Londres.
|
Foto de Marina Brandão |
O ex-nadador treina o paranaense Henrique Rodrigues, 21 anos, que disputará a prova dos 200 m medley na capital inglesa. Este não é o primeiro atleta orientado por Vanzella que chegou à maior competição mundial. Thiago Pereira e Joanna Maranhão também passaram pelo currículo do treinador.
Até chegar aos nadadores de alto nível, Vanzella trabalhou com equipes infantis em São Bernardo e no Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Entre 2006 e 2011, atuou como treinador no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, quando conheceu Henrique. Há menos de um ano, voltou a São Bernardo por motivos pessoais.
Apesar da experiência em duas Olimpíadas (Atenas- 2004 e Pequim-2008), o professor destacou a importância do campeonato regional. "Esta competição dá prévia do que é Pan-Americano e Olimpíada porque há o convívio entre os atletas e o intercâmbio. Os Jogos Regionais têm essência olímpica porque envolvem várias modalidades", avaliou.
O ex-nadador também recordou com carinho de provas que disputou pelos Regionais quando era atleta. A especialidade de Vanzella eram os 50 m e 100 m livres. "Lembro de uma edição em Suzano. Fazia muito frio. São Bernardo tinha equipe razoável, mas competitiva. Uma vez, em Santos, fomos campeões", contou o treinador, que embarca para Londres na quarta-feira.
Nesta edição dos Regionais, a cidade do Grande ABC conta com 19 nadadores (sete meninas e 12 garotos), a maior parte com média de 16 anos. As competições da modalidade terminam hoje, no Complexo Pedro Dell'Antonia, na Vila Pires, em Santo André.
Até a tarde de ontem, na modalidade de natação, São Bernardo ocupava a terceira posição na classificação geral. São Caetano e Santos eram as primeiras colocadas.
RESULTADOS
O caratê teve dia único de disputas ontem, em Santo André. Na classificação geral masculina, São Caetano ficou em primeiro, seguida por São Bernardo e Santos. As caratecas são-caetanenses também subiram no lugar mais alto do pódio, que foi completado por Santos e Praia Grande.
Os campeões do vôlei de praia da Primeira Divisão também foram definidos ontem. Pela categoria masculina, São Caetano teve a melhor dupla de jogadores e São Bernardo ficou com o vice. Pela categoria feminina, as cidades inverteram as posições.
Ginástica rítmica marca antepenúltimo dia de competições
A ginástica rítmica marca o antepenúltimo dia de disputas pela 56ª edição dos Jogos Regionais de Santo André. Apenas mulheres competem na modalidade.
As apresentações individuais têm início às 9h, e ocorrem no CTBC Clube, no bairro Santa Maria, em Santo André. No período da tarde haverá apresentações em grupos, à partir das 14h. Hoje é o único dia de competição da modalidade.
O time de basquete masculino da Metodista/São Bernardo volta à quadra contra os meninos de Santos. O horário e local do jogo não foram divulgados pela organização do evento até o fechamento desta edição.
O campeão da Primeira Divisão do tênis de mesa será conhecido hoje. As cidades fazem disputas em duplas no período da manhã e individuais no período da tarde. As partidas ocorrem no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antônia, na Vila Pires. Amanhã, os jogos prosseguem para as equipes da Segundona.
O dia também conta com mais partidas de futsal, basquete, bocha, malha e xadrez. Até agora, 12 das 22 modalidades disputadas foram encerradas.
Fonte: Diário do Grande ABC