O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vistoriaram na tarde desta sexta-feira (29) as obras do Estádio de Atletismo, na Vila do Tanque. O equipamento, que está previsto para ser inaugurado até o final deste ano, será referência na modalidade.
Ministro Aldo Rebelo, Prefeito Luiz Marinho, Secretário de Esportes Eduardo Tadeu e Ex-Secretário José Luiz Ferrarezi |
O estádio contará com pista de atletismo de 400 metros, nos padrões exigidos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Outro diferencial é o túnel de 90 metros que liga o prédio de apoio às arquibancadas, a fim de facilitar a locomoção de atletas, autoridades e imprensa, além de vestiários, salas de fisioterapia, massagem, antidoping e coleta de dados; quatro refletores, arquibancada com cinco mil lugares cobertos, três bolsões de estacionamento, acessibilidade total para pessoas com deficiência, elevadores, sanitários e lanchonetes.
O ministro afirmou que a pista já coloca São Bernardo do Campo no calendário dos grandes eventos internacionais de atletismo. “Esta pista de atletismo foi planejada e será um equipamento nos mais rigorosos padrões do esporte de alto rendimento. Os órgãos internacionais já têm conhecimento desta obra e, certamente, quando planejarem os próximos eventos, incluirão o Estádio de Atletismo”, avaliou Aldo Rebelo.
A construção do equipamento complementará o trabalho desenvolvido no atletismo por São Bernardo, que é referência nacional em esporte. A cidade possui atletas de excelente nível técnico tanto na equipe de alto rendimento, como Jadel Gregório, como nas categorias de base, que representam o município em diversos torneios.
O prefeito disse que, por ser um equipamento diferenciado, o Estádio de Atletismo foi pré-selecionado para receber a aclimatização e treinos nas Olimpíadas de 2016. “Dos oito equipamentos selecionados no ABC, seis estão em São Bernardo do Campo”, disse. “Tecnicamente, não temos um equipamento deste porte no Brasil”, ressaltou Luiz Marinho.
Olimpíadas – Em janeiro, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 anunciou o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Foram escolhidas 172 instalações esportivas espalhadas pelo Brasil e São Bernardo do Campo teve seis locais selecionados para a aclimatização das seleções.
Além do Estádio de Atletismo, a cidade vai oferecer o Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, o Centro de Canoagem no Estoril, o Estádio Primeiro de Maio, o Estádio do Baetão e o Ginásio Poliesportivo.
Vinícius Dominichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário