terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rio-2016: São Bernardo tem seis locais de treinos escolhidos para Olimpíadas e Paraolimpíadas

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos fez anúncio nesta terça-feira

A cidade de São Bernardo do Campo está em festa. Nesta terça-feira, 24 de Janeiro, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou as 172 instalações espalhadas por todo o Brasil aptas a receber as delegações de todo o mundo para o período de treino e aclimatação antes das competições no ano olímpico.

A cidade do ABC paulista é, ao lado de outras duas cidades brasileiras (Volta Redonda e Piracicaba) que não são capitais, as mais contempladas, tendo seis locais de treinamento escolhidos pelo comitê.

As aparelhagens escolhidas em São Bernardo do Campo são: o Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro; o Centro de Treinamento Permanente de Canoagem de Velocidade de São Bernardo do Campo, o Complexo de Excelência em Atletismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo; o Estádio Municipal 1º de Maio, o Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin (Baetão) e o Ginásio Poliesportivo da Cidade de São Bernardo do Campo.

Foram 12 meses de processo de seleção para que fossem escolhidos os locais que atendem os requisitos técnicos recomendados pelas federações internacionais. Durante entrevista coletiva nesta manhã, Agberto Guimarães, diretor de esportes do Rio-2016 afirmou que também foram avaliados acesso à instalação, proximidade de aeroportos além de rede hoteleira e hospitalar.

O diretor de esportes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 afirmou também que uma equipe de plantão foi mantida para educar os responsáveis pelas instalações, além de prestar orientação às cidades no quer era preciso fazer para continuar no processo de escolha.

Para o Secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, José Luis Ferrarezi, o anúncio traz o reconhecimento pelo trabalho feito e consolida São Bernardo do Campo como a cidade do esporte e do lazer. “É um reconhecimento do COB ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos 03 anos. Ter os seis equipamentos inscritos, aprovados, é a concretização de um planejamento muito bem feito e colocado em prática. Reconhecimento e alegria para o governo de São Bernardo do Campo e para a Secretaria de Esportes”, comemorou.

Dos seis locais de treinos escolhidos, três deles estão em processo de construção e licitação. “O estádio de atletismo está em fase final de construção e será um modelo de aparelhagem que devemos inaugurar ainda neste semestre; já o Centro de Desenvolvimento do Handebol está em fase final dos tramites burocráticos e já temos a empresa que irá realizar a obra. O Centro de Canoagem é a obra que está em fase inicial e, na semana passada, o Governo Federal empenhou a verba necessária e vamos dar entrada nos tramites para abrir o processo licitatório. Tudo estará pronto em tempo hábil”, garantiu Ferrarezi.

Com relação aos equipamentos inscritos já prontos, Ferrarezi ressalta a história de um deles. “O estádio 1º de Mario é histórico e berço da democracia do nosso país. Ele é a casa do São Bernardo Futebol Clube, que é uma de nossas prioridades, porém estamos também abertos a grandes eventos. Ele é uma arena que está a serviço da comunidade e tem porte para receber grandes eventos, como no próximo dia 12 que iremos receber a equipe do Santos pelo campeonato paulista”, lembrou.

A cidade do ABC paulista está deixando sua marca esportiva pelo país. “São Bernardo tem o mérito de ser protagonista no cenário do esporte nacional e claro que isso aumenta nossa responsabilidade, ainda mais sendo os atuais campeões dos Jogos Abertos e dos Regionais. Temos que continuar trabalhando para manter esse posto”, finalizou Ferrarezi.

A relação completa das instalações para as Olimpíadas Rio-2016 pode ser vista no site da entidade:


Crédito Foto: José Luis Simões/Secretaria de Esportes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar