quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Idosos optam por esporte para prolongar a vida

Quando a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Bernardo criou o Programa Vitalidade não imaginava que o público acima de 60 anos estivesse tão interessado em práticas lúdico-esportivas (competitivas ou recreativas).

Não demorou muito para que as vagas das 16 modalidades oferecidas fossem preenchidas. A maior procura, no entanto, são natação, dança de salão e vôlei simplificado.

Reprodução http://voleiterceiraidade.blogspot.com.br/


Para o coordenador do Vitalidade, Marcos Pio, a maioria dos idosos que procura o programa está motivada a manter a saúde e a longevidade. Participam do programa exatamente 650 idosos.

A viúva Célia Almeida faz dança de salão e garante que é a melhor terapia que já fez. "A dança espanta a solidão e as dores físicas e emocionais", revelou. Para Sergio Scotton, de 72 anos, as aulas de vôlei simplificado mudaram sua vida. "Tenho mais disposição e minha hipertensão está controlada", disse.

A atividade mais importante do Programa Vitalidade são os Jogos Regionais dos Idosos (Jori), porque proporcionam aos classificados em 1º e 2º lugares acesso aos Jogos Abertos dos Idosos (JAI), em nível estadual.

São Bernardo sempre faz bonito nos jogos regionais, tendo conquistado quatro títulos consecutivos em municípios vizinhos. A cidade foi campeã dos Jogos da Terceira Idade de Santo André, em abril. Em novembro, o Programa Vitalidade participa de campeonato em Barueri, competindo em várias modalidades.

Locais onde se realizam as práticas

Centro Esportivo Vila Marlene, Centro Esportivo do Bairro Paulicéia, Centro Esportivo Planalto, Centro Recreativo Esportivo do Bairro Assunção, Centro Esportivo Baetão, Poliesportivo e Centro de Referência do Idoso.

Modalidades disponíveis: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol simplificado, trilha, tênis de campo e xadrez. Informações: 4123-2350/4341-8445.

VITALidade no Facebook: https://www.facebook.com/pages/VITALidade-São-Bernardo-do-Campo/316580191701635?sk=wall&filter=12

Fonte: SECOM com SESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar