terça-feira, 3 de maio de 2011

OUSSAMA MELLOULI REALIZA MARATONA NO MARIA LENK

Um campeão mundial e olímpico vai cair na piscina nesta terça-feira para a disputa do Troféu Maria Lenk, no Parque Aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro. E será o grande trunfo do Corinthians/São Bernardo, por mais que, pelo discurso dele, a competição seja tratada apenas como um treino de luxo para o que realmente interessa este ano: o Mundial de Xangai, na China, em julho.

Oussama Mellouli, principal fundista do mundo na atualidade, vai disputar nesta terça os 1.500m, às 10h. Mas essa será apenas a primeira prova da uma maratona aquática que ele irá enfrentar até domingo.
Já que encara o torneio como uma etapa de preparação na temporada, a ideia do tunisiano é nadar tudo o que puder. Assim, está "disponível" para o Corinthians/São Bernardo escalá-lo nos 100m, 200m, 400m, 800m e 1.500m livre, além de dois revezamentos, o 4x100m e 4x200m livre.

– Definitivamente, vai ser uma maratona. Meu objetivo será nadar bem e a maioria das provas. Vou tratar a competição como um treino. Atualmente, estou treinando intensamente, e não descansei para o Maria Lenk. Não espero chegar perto dos meus melhores tempos, já que nem raspei, mas vou fazer o máximo para ajudar o Corinthians/São Bernardo a conseguir a melhor classificação possível – disse Mellouli.

A confiança de Mellouli é grande. A ponto de não ter medo de encarar outro campeão olímpico e mundial: o brasileiro Cesar Cielo. Os dois deverão estar lado a lado na piscina nos 100m livre.

– Claro que eu vou nadar contra Cesar – emendou o africano.

Esta será a primeira vez que Mellouli defenderá um clube brasileiro, e escolheu logo o Corinthians/São Bernardo para começar. Segundo ele, por influência do amigo pessoal e companheiro de treinos em Los Angeles (EUA) Thiago Pereira, que também vai competir no Rio de Janeiro sob a bandeira do clube paulista.

– Thiago é demais! Ele traz um ambiente alegre e agradável para a piscina. É ótimo tê-lo por perto e sinto orgulho de chamá-lo de meu amigo. Ele me aproximou do Brasil e fez com que eu viesse para essa competição – disse Mellouli, que ainda vibrou por conhecer o Rio, "a cidade mágica", nas palavras dele.

Nadador celebra revolução no país
A política da Tunísia, país natal de Mellouli, não vive um bom momento. Desde dezembro do ano passado, quando um jovem ateou fogo no próprio corpo para protestar contra o desemprego, a população se revoltou. E os tunisianos protestaram contra o governo opressor. O então presidente, Zine El Abidine Ben Ali, no comando há 24 anos, renunciou no começo de janeiro, logo após o governo ter decretado estado de emergência:

– Estou muito empolgado com a revolução na Tunísia. Somos a primeira nação da história moderna a derrubar um ditador sem a intervenção estrangeira. É um feito que o mundo não esperava, por se tratar de uma nação pequena, que sempre foi vigiada. Minha contribuição para esse movimento de liberdade e democracia foi divulgar esse sentimento através da minha natação, para honrar a Tunísia, representando-a com orgulho.

COM A PALAVRA - Thiago Pereira - Nadador do Corinthians/São Bernardo 
Oussama é muito gente boa e está em uma fase espetacular, está treinando muito e bem. Ele vem para fazer um estraguinho no Maria Lenk (risos). Vai nadar muitas provas e brigar por umas três ou quatro marcas que equivaleriam a recordes sul-americanos. Eu tenho certeza de que tanto ele quanto o americano Ricky Berens vão ser peças fundamentais para o revezamento 4 x 200m livre da nossa equipe. Espero que, com a ajuda dele, consigamos marcar o máximo de pontos possível para o clube e, quem sabe?, colocar o Corinthians/São Bernardo entre os três primeiros no torneio. Vamos dar um trabalhinho para o pessoal aí...

BATE-BOLA - Oussama Mellouli

 Como conseguiu voltar tão bem após o seu caso de doping?
Quando fui pego no doping, em 2007, aquilo significou um salto na minha carreira. Cometi um grave erro e paguei um preço pesado, mas aprendi muito. Eu estava determinado a limpar meu nome, e consegui a redenção quando venci os 1.500m livre em Pequim. Minha determinação e vontade de dar o melhor de mim e provar ao mundo o que eu podia fazer foram as melhores lições que tirei naquele ano.


Ser um dos maiores atletas da história da Tunísia significa mais do que o ouro olímpico?
Ter a admiração e o carinho de milhões dos meus compatriotas é algo muito especial e único. Eu diria que sim. Dou muito valor para esse tipo de respeito, mais do que à medalha.

Qual seu cenário ideal para a Olimpíada de Londres-2012?
Claro, tenho metas para Londres, mas as guardo para mim.

Seu nome, Oussama, é muito parecido com Osama, que não ficou bem visto por causa de Bin Laden. Isso já causou problema?
Nunca sofri nenhum tipo de preconceito devido ao nome. Sou conhecido, no meu país principalmente. Lá, sou um herói nacional, é meio difícil acontecer algo por lá. Nos outros, também nunca houve nada.

Fonte: www.Lancenet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar