Eduardo Gerbelli Neto venceu com autoridade o 10º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo - Troféu Antonio Carlos Barbato, encerrado domingo (dia 22/04), na Liga de Xadrez (LXSBC). O enxadrista de 44 anos, integrante da equipe principal da cidade, mostrou estar em boa forma e conquistou o único título municipal que faltava em sua coleção - entre outras conquistas, tem o recorde de ser seis vezes campeão de São Bernardo. Após derrotar Wladimir Camilo Zampronha na 5ª rodada, Gerbelli empatou, em partidas acirradas, com Ricardo Augusto Paulucci (campeão do Aberto de 2006) e o tetracampeão Renato Luiz Batista. Finalizou com 6 pontos (em sete possíveis) na Categoria Absoluto, isolado na primeira colocação.Renato, que perdeu para Wladimir na 4ª rodada, ficou com o vice-campeonato, assim como em 2011, ao marcar 5,5 pontos. Também com 5,5 pontos, mas pior critério de desempate por milésimos medianos, encerrou o invicto Paulucci, que obteve boa vitória sobre Wladimir na 7ª e última rodada, seguido pelo sub-20 Paulo Cesar da Silva Vasconcelos, que repetiu o 4º lugar do ano passado.
Com 5 pontos vieram, pela ordem, Wladimir Zampronha (5º lugar), o campeão de 2011 Roberto Adriano Batista (6º), Marcos Tadeu Vicentin (7º), Fabrício Sartori Trani (8º) e Vinicius Lacerda (9º). Com 4,5 pontos, Paulo Nobile Diniz ficou com a 10ª posição e a medalha de melhor veterano. Guilherme Oliveira foi o melhor sub-18, enquanto Juliana Maranduba Sobral levou medalha de melhor feminino.
Na Categoria Cadetes (até 16 anos), indicada para jogadores iniciantes, o domínio ficou com Marcelo Hiroaki Hisatomi, de 13 anos, que sagrou-se campeão com 6,5 pontos, cedendo apenas um empate na última rodada para o vice-campeão geral Vinicius Moura Alburqueque, de 12 anos, que anotou 5,5 pontos. Ainda com 5,5 pontos terminaram o sub-16 Lucas Savassa e o sub-12 Rodrigo Lacerda. Leonardo Moura Albuquerque ficou como melhor sub-10.
O 10º Torneio Aberto de Xadrez de SBC teve a presença de 82 jogadores, dos quais 48 enxadristas na categoria Absoluto e 34 na Cadetes. A competição foi organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) da Prefeitura, com apoio da Liga de Xadrez (LXSBC). O torneio contou com a arbitragem do árbitro internacional Estevão Tavares Neto, auxiliado por Filipe Tavares e Bruno Tavares. A direção do evento foi de Ricardo Criez Nobrega Ferreira.
![]() |
| Antonio Carlos Barbato |
Em reconhecimento à sua dedicação ao xadrez de SBC, a Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) entregou uma placa a Barbato, com os seguintes dizeres: "Homenagem a ANTONIO CARLOS BARBATO, enxadrista que tantas glórias trouxe para São Bernardo do Campo e que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso XADREZ na cidade."
Os próximos eventos enxadrísticos em SBC serão a 1ª etapa do 4º Circuito IRT LXSBC (dias 18, 19 e 20 de maio) e o Campeonato Feminino de SBC - 10º Troféu Margareth-Otillie, a ser disputado nos dias 2 e 3 de junho, ambos na LXSBC.
Fonte: Ricardo Criez da Liga de Xadrez de SBC

Nenhum comentário:
Postar um comentário