segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ex-número 3 do mundo, Mequinho disputa xadrez por São Bernardo do Campo

Na década de 1970, ele chegou a ser o número 3 do ranking mundial de xadrez, ficando atrás apenas de duas lendas do esporte, os russos Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi (este último depois naturalizado suíço). Henrique da Costa Mecking, de 59 anos, é até hoje considerado um dos maiores esportistas do Brasil e é mais conhecido como Mequinho, enxadrista que defende São Bernardo do Campo nos Jogos Abertos.

Afastado dos tabuleiros por mais de 17 anos devido a uma doença rara, a miastenia grave - que ataca os músculos - , Mequinho deixou de jogar no auge da carreira. “É o mesmo que passa um atleta que sofre uma lesão grave e precisa se recuperar devagar até atingir sua forma ideal de novo”, explica.

Mequinho atribui sua cura a um milagre, por causa disso hoje integra o movimento da Renovação Carismática Católica. “Foi Jesus que me curou e é Ele quem vai me ajudar a recuperar minha forma”.

O enxadrista acredita que ainda pode voltar ao topo do ranking nacional e ser um dos melhores do mundo novamente. “Pretendo chegar no topo de novo, ser reconhecido por isso. Hoje ocupo a quarta colocação no ranking nacional. É uma questão de trabalho e dedicação”, revela.

Em sua estréia nos 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", porém, ele não foi bem. Perdeu sua disputa pela equipe de São Bernardo para um atleta de Santos. “Estava com o jogo na mão, tinha material para vencer, mas neste regulamento com o tempo estourando acabei me atrapalhando. Mas o importante é que a equipe venceu e ainda tenho tempo para me recuperar na prova”.

Fonte: www.jogosabertos2011.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar