terça-feira, 6 de dezembro de 2011

27º Campeonato Oficial de Xadrez de São Bernardo do Campo

Com uma reação espetacular, Renato Luiz Batista sagrou-se campeão do 27º Campeonato Oficial de Xadrez de São Bernardo do Campo, encerrado no último domingo (dia 4 de dezembro), na sede da Liga de Xadrez (LXSBC). Foi o primeiro título do enxadrista na mais tradicional competição da cidade, após ser "penta-vice" (cinco vezes seguidas vice-campeão municipal, de 2006 a 2010).

Um dos favoritos ao título na Categoria Absoluto, Renato chegou atrasado e perdeu na 1ª rodada por WO (ausência) para Liliam Guedes Dutra. Começou a embalar com a boa vitória de brancas, num belo ataque e arremate, sobre o também favorito Wladimir Camilo Zampronha na 4ª rodada. 

Porém, chegou à 6ª e última rodada sem depender de suas próprias forças. Como tinha números piores em todos os critérios de desempate (milésimos medianos, escore acumulado e milésimos totais), precisava vencer de brancas seu irmão Roberto Adriano Batista, que também lutava pelo título, além de torcer por tropeços de Marcos Tadeu Vicentin e Nicolas Seoane Miquelin. E foi o que ocorreu!

Com o convincente triunfo sobre Roberto, Renato somou 5 pontos (em 6 possíveis) e acabou à frente do vice-campeão Vicentin, que anotou 4,5 pontos, ao empatar com João Batista Aragão Neto num final de damas e seis peões - Aragão, embora inferior, tinha chances claras de xeque perpétuo. Miquelin teve um jogo difícil diante de Anderson Williams Amaro José. Perdeu a dama em troca de torre e bispo e teve de apelar ao perpétuo para obter o empate e também finalizar com 4,5 pontos, em 3º lugar. Com 4 pontos, Roberto Batista ficou em 4º lugar, seguido na mesma pontuação por José Eduardo Campos do Nascimento (que levou o troféu de campeão da Categoria Veterano - acima de 50 anos), Anderson Williams e Aragão. Zampronha, que sofreu inesperada derrota para Aragão na 5ª rodada, terminou com 3,5 pontos, em 8º lugar.

Na Categoria Juvenil (até 20 anos), Miqueias de Souza fez uma campanha perfeita. Anotou 5 pontos, com 100% de aproveitamento, e sagrou-se campeão. Felipe Parelho Zachi,  com 3,5 pontos, ficou com a medalha de prata, enquanto Nathaly Regina Reis Assef, com 3 pontos, levou o bronze.

Já na Categoria Infantill (até 14 anos), Caio Ladislao Silva e Rafaela Oliveira travaram uma verdadeira batalha pelo título. Na partida final, eles empataram entre si e ambos finalizaram com 6 pontos (em 7 possíveis). Como tinha melhor critério de desempate (Sonneborn Berger), Caio acabou ficando com o título e Rafaela com o vice. Em 3º lugar, com 4,5 pontos, terminou Marcelo Hiroaki Hisatomi.

O 27º Oficial de Xadrez de SBC foi disputado na sede da LXSBC por 25 enxadristas na Categoria Absoluto, 6 na Juvenil e 8 na Infantil. Na Categoria Absoluto, foram seis rodadas nos dias 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro. Teve organização e direção da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio da LXSBC. A competição contou com arbitragem e direção de Ricardo Criez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar