segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Com Atletas de São Bernardo, Mundial de Luta começa na Turquia

Atletas que lutarão por São Bernardo nos Jogos Abertos estão no Mundial.

Em busca de vagas olímpicas, começa, nesta segunda-feira, em Istambul, o Campeonato Mundial de Luta Olímpica. No período de uma semana, serão definidos os primeiros classificados da modalidade para os Jogos Olímpicos de Londres, no próximo ano. Para o Brasil, que estará representado por 10 atletas, a força está com as mulheres. O país tenta superar a marca de dois classificados na modalidade para a mesma edição olímpica.

Seleção brasileira que disputa Mundial de Luta treinou durante a escala no Panamá (Foto: Divulgação/CBLA)

Os seis primeiros colocados em cada categoria olímpica estarão garantidos na capital inglesa. Ao fim do Mundial, a nacionalidade de 108 participantes dos Jogos será conhecida, com 42 classificados na luta livre, 42 na greco-romana e 24 no feminino.

No ano passado, o Mundial de Luta Olímpica foi dominado pela Rússia nos estilos livre e greco-romano e pelo Japão no feminino. Neste ano, a anfitriã Turquia (segunda colocada na luta greco-romana na edição passada, em Moscou), Azerbaijão, Cuba e Estados Unidos são as principais apostas na disputa pelo topo e pelo maior número de vagas olímpicas.

Para os 10 lutadores da delegação brasileira, o Mundial só começa na terça, com Diego Romanelli (60kg) e Marcelo Gomes (84kg). Na quinta, Joice Silva (55kg), Camila Fama (59kg) e Dailane Gomes (63kg) representam o país no estilo livre feminino. Aline Ferreira (72kg) luta na sexta. No sábado, Adrian Jaoude (84kg) e Diego Rodrigues (96kg) são os nomes brasileiros na competição pelo estilo livre masculino. Daniel Malvino (74kg) e Antoine Jaoude (120kg) fecham a competição no domingo.

Entre os destaques brasileiros estão três lutadoras: Aline Ferreira, vice-campeã mundial júnior em 2006, Joice Silva, dona do melhor resultado do Brasil em Mundiais (o 10º lugar em 2010) e Dailane Gomes, quinta colocada no Mundial Júnior de 2010.

Neste ano, as lutadoras brasileiras tiveram bons resultados em competições europeias. Em julho, no Aberto da Polônia, Joice Silva e Aline Ferreira conquistaram bronze. Mesma cor da medalha obtida, pouco antes, no Grand Prix da Espanha, pela mesma Joice, por Laís Nunes (campeã pan-americana júnior, que não disputa o Mundial de Istambul) e Dailane Gomes.

A preparação brasileira para o Mundial começou no início de agosto, com 24 atletas convocados para os treinos no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio. Na reta final do treinamento, os atletas participaram de uma “top competição”, com o objetivo de avaliar as condições físicas e técnicas de cada um. Eles foram avaliados pelos técnicos Pedro García e Algel Aldama, além do médico José Padilha, da nutricionista Mariana Belém, da fisioterapeuta Fernanda Nunes e do árbitro Eduardo Paz. Após essa avaliação, saiu a lista dos 10 que seguiram para o Mundial de Istambul.

O SporTV2 transmite o Campeonato Mundial de Luta Olímpica, nesta segunda-feira, a partir das 13h30m (de Brasília), com narração de Lucas Pereira e comentários de Roberto Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar