terça-feira, 4 de dezembro de 2012

APADV é Tetracampeã paulista de Futebol de Cinco


4º título consecutivo da equipe foi conquistado em casa e com placar elástico de 5 a 0
  
A APADV/São Bernardo conquistou o tetracampeonato paulista de futebol de 5, esporte para cegos, diante da equipe do CESEC, em partida disputada na tarde deste sábado (01/12) no CREE Luiz Bonício, em São Bernardo. O time que conta com o atleta paralímpico Émerson de Carvalho venceu a equipe da Capital por cinco a zero.

O time da casa comandou todo o jogo e abriu quatro gols de vantagem logo no primeiro tempo, marcados por Ivan, Maurício e Fabrício – que conferiu duas vezes. No segundo tempo, Ronildo fechou o placar, com um chute de longe, sem defesa para o goleiro do CESEC

“Esse título coroa um ano muito importante, pois estarmos entre os quatro melhores times do Brasil, ficamos em terceiro no campeonato regional. Além disso, tive a felicidade de me sagrar campeão das Paralimpíadas de Londres, que é algo indescritível”, destacou Émerson.

Quem esteve presente ao jogo foi o ex técnico do APADV/São Bernardo, Ricardo Robertes, que afirmou estar torcendo para o time da casa. Robertes fez parte da comissão técnica da seleção durante as paralimpíadas. “No momento estou estudando alguns projetos, mas as possibilidades de eu voltar para a APADV são grandes. Há também um projeto com adolescentes que estou analisando”, disse.


Viver de esporte paralímpico

Atualmente, muitos dos atletas paralímpicos são obrigados a se dedicar a outras profissões e terem o esporte como uma segunda opção. “Mesmo com a bolsa do atleta paralímpico, oferecida pelo governo federal, precisamos ter um trabalho paralelo, pois a profissionalização é algo que irá acontecer em médio prazo”, destacou Émerson de Carvalho.

A bolsa no valor de R$ 3,1 mil é oferecida para os atletas que foram campeões nas últimas Paralimpíadas em Londres. “Houve um atraso na inscrição. Para este ano, as inscrições devem ocorrer somente no final de 2013 e o pagamento em 2014”, afirmou o atleta.

Carvalho disse ainda que o cenário está mudando e que, até 2016, a previsão é que mais patrocinadores estejam interessados em ligar suas marcas a atletas paralímpicos. “Em Pequim ficamos em nono no quadro de medalhas. Em Londres, neste ano, subimos para sétimo. Temos de manter esse ritmo e para isso precisamos que os incentivos apareçam. Com os próximos jogos sendo disputados no Brasil, o panorama é favorável”, avaliou.

Robertes também acredita nesse cenário favorável e que com isso os bons resultados continuem aparecendo. “Fomos tricampeões paralímpicos de futebol de 5, além de sermos os atuais campeões mundiais. A tendência é que o cenário melhore e se profissionalize no futuro”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar