terça-feira, 14 de junho de 2011

Centro de atletismo ganha contornos


Os famosos eventos sociais que movimentavam milhares de pessoas nas décadas de 1980 e 1990 não existem mais no antigo clube da Volks, em São Bernardo. Agora, de posse da Prefeitura, o local ganhou outros contornos, outra utilização e promete ser o maior celeiro de duas modalidades potencialmente capazes de trazer medalhas para o Brasil, especialmente na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro: atletismo e handebol.

O campo de futebol que ainda servia para o São Bernardo FC treinar as categorias de base está se transformando em um dos melhores locais para a prática do atletismo no Brasil. Com dimensões oficiais impostas pela Federação Internacional de Atletismo, a estrutura terá pista, área para lançamento de dardo, martelo, salto com vara, em distância e outros espaços para treino em todas as provas da modalidade.

A infraestrutura ainda prevê arquibancada para 5.000 torcedores e prédio com 110 m de largura, equipado com alojamento, pista coberta para aquecimento, auditório, salas de reunião, entre outros recursos. A obra, financiada em parte pelo Ministério do Esporte, custou R$ 21 milhões e a previsão de entrega é início de dezembro.

"Estamos cumprindo à risca o cronograma. As obras estão adiantadas", confirmou o responsável de produção, Carlos Guaraná. "A alvenaria do prédio está quase toda feita, agora vamos iniciar os trabalhos no campo e instalar o sistema de drenagem", completou.

O local coloca de vez São Bernardo na rota da Olimpíada do Rio de Janeiro. Não só na formação de talentos, como também servindo para ambientação de delegações estrangeiras na véspera dos Jogos. "Disponibilizaremos o espaço para uso do Comitê Olímpico Brasileiro e para os principais atletas. A estrutura é de primeira linha e tenho certeza que será fundamental para o desenvolvimento do atletismo no Brasil", comentou o Secretário de Esportes de São Bernardo, José Luis Ferrarezi.

Handebol


Enquanto o centro de excelência do atletismo já tem prazo para ficar pronto, o centro de desenvolvimento do handebol esbarra na burocracia. A verba de R$ 12 milhões já foi empenhada pelo Ministério do Esporte e aguarda apenas a liberação pela Caixa Econômica Federal para o início das obras.

"O prazo é de nove meses após a liberação do dinheiro. Não temos como especificar, pois tudo depende da demanda da Caixa, que analisa o projeto, comprova laudos, manda engenheiros para vistoriar o local, enfim, realiza o processo rotineiro para liberação da verba federal", explicou Ferrarezi.

Assim como o atletismo, o centro de handebol também terá estrutura grandiosa. Ficando pronto, o local sediará a Confederação Brasileira de Handebol, que hoje funciona em Aracaju (SE).

Para dirigente, espaço é o maior passo da história do handebol

"Será o passo mais importante dado pelo handebol brasileiro em toda a história." É dessa forma que o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, define o centro de desenvolvimento da modalidade que será construído no clube da Volks, em São Bernardo.

Para o dirigente, a estrutura colocará o handebol brasileiro em igualdade com os centros mais desenvolvidos do mundo. "O Brasil é um País de dimensões continentais. Com esse centro de desenvolvimento teremos condições de reunir mais vezes as seleções com custo reduzido. Com a economia que faremos de hospedagem, podemos trazer seleções de grande porte para disputa de amistosos e isso dará ganho gigantesco ao nosso handebol", espera Manoel Luiz.

Com alojamento para 120 atletas, o local pode receber quatro seleções ao mesmo tempo. "Vamos trabalhar em todas as categorias, será uma nova fase do handebol brasileiro e os resultados aparecerão em curto espaço de tempo", promete o dirigente, que mudará a sede da CBHb de Aracaju para São Bernardo.

Jogadores do São Bernardo FC continuam nos alojamentos

Exceto placas informativas abandonadas, não resta absolutamente nada no terreno que lembre o antigo clube da Volks. O salão social foi desativado e até mesmo a piscina foi aterrada para a construção de dois prédios do CEU Vila São Pedro.

O único edifício que, por enquanto, não passou por intervenções foi o de alojamentos, localizado na extremidade do terreno. O local é utilizado pelo São Bernardo FC, que mantém ali jogadores das categorias de base.

Mas como o espaço não possui mais campos para treinamento, em breve os atletas serão transferidos para outro local.

Fonte: DGABC

Um comentário:

  1. Tenho certeza que estará pronto como no cronograma previsto,e tenho certeza que formaram atletas de ponta.E com a bença de Deus conseguirei uma oportunidade para trabalhar neste centro. Estudei,e continuarei estudando para conquista de
    deste sonho.

    ResponderExcluir

Pesquisar