terça-feira, 28 de junho de 2011

Seleção Feminina estreia hoje no Pan de Handebol

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol inicia hoje, às 20h, a luta por mais um título pan-americano. O adversário da estreia é o México. Todas as partidas do torneio serão disputadas no Ginásio Poliesportivo, em São Bernardo.
A rodada será aberta às 14h, com República Dominicana x Venezuela, depois Chile x Cuba (16h) e Argentina x Uruguai (18h). A entrada é gratuita

O Brasil está no grupo A da competição, que conta com Chile e Cuba, além da seleção mexicana. Os dois primeiros da chave se classificam para as semifinais e se encontrarão com os dois melhores do grupo B, que é formado por Argentina, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.


Técnico Morten Soubak
Desde 1997, a Seleção Brasileira conquista o título pan-americano. A exceção ficou por conta da última edição, em que as argentinas foram campeãs. "Está na nossa cabeça uma vingança por 2009. Temos de mostrar para elas (argentinas) que o troféu pan-americano é nosso", afirma o técnico da Seleção, Morten Soubak.
As atletas dizem que estão preparadas para assumir o favoritismo do torneio. "Sabemos que somos o time a ser batido. Porém, precisamos colocar nossa qualidade em prática", afirma a central Tayra.

Na última semana, o time brasileiro realizou três amistosos contra a Suécia. A série terminou com uma vitória para cada lado e um empate. "Foram ótimos jogos. Além dos bons resultados contra a vice-campeã europeia, consegui testar grande parte do grupo e diferentes formações", ressaltou Soubak.

Equipe conta com duas atletas de São Bernardo

A central Tayra e a ponta Dayane, que atuam na Metodista/São Bernardo, irão jogar em casa nesta competição. Elas sobreviveram ao corte de seis atletas feito pelo técnico Morten Soubak no fim de semana.
Fernanda - Dayane - Tayra
Nascidas no Grande ABC (Tayra é de São Bernardo e Dayane de Diadema), as jogadoras comemoraram muito a chance de disputar um torneio internacional na região. "Fiquei muito feliz com a convocação. Ter a família e os amigos assistindo é uma motivação a mais", relatou Dayane.

A ponta, 19 anos, é uma das mais novas do time brasileiro. Em compensação, Tayra, 30, é uma das mais experientes. Há dez anos na Seleção, a central elogiou muito o time atual. "O trabalho do técnico é um diferencial positivo. Além disso, este é um grupo que está junto há algum tempo. Essa sequência de trabalho deixa a equipe muito forte."

Além das duas Atletas de São Bernardo, nesta Seleção também temos a ponta Fernanda, nascida em nossa cidade e Atleta da Metodista/São Bernardo até 2009, saindo no início de 2010 para a Europa
Apenas quatro jogadoras da Seleção atuam no Brasil. Todo o restante defende times europeus. "Na Europa, o número de jogos é maior e o nível é muito alto. Aqui, o ano acaba em novembro e os jogos recomeçam só em abril", explica Soubak, que elogiou as equipes de Blumenau e da Metodista/São Bernardo. "Esses dois times fazem um baita trabalho, mas não têm grandes adversários", finalizou.

Regulamento - No Pan-Americano, as seleções estão divididas em dois grupos. Integram a chave A, Brasil, Chile, México e Cuba; e a chave B, Argentina, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Na fase classificatória, que terá quatro jogos por dia, todos os times do mesmo grupo se enfrentarão. Os confrontos que definirão de quinto a oitavo colocados serão realizados sexta-feira, assim como as semi-finais. E no dia 02, será disputada a grande final e definidos os terceiro e quarto lugares. 

Confira a lista das 16 jogadoras da Seleção:

Goleiras: Chana Masson (Randers HK S/A - Dinamarca) e Bárbara Arenhart (Hyppo - Áustria);

Armadoras: Deonise Cavaleiro (Hac Handball Le Havre - França), Eduarda Amorim (Györi Audi Eto KC - Hungria), Karoline Souza (Siofok FC - Hungria), Mayara Moura (Mios Biganos Handball - França) e Silvia Helena (Hyppo - Áustria);

Pontas: Alexandra Nascimento (Hyppo - Áustria), Fernanda Silva (Hyppo - Áustria), Jéssica Quintino (A. D. Blumenau) e Dayane Rocha (ADC Metodista São Bernardo);

Centrais: Ana Paula Rodrigues (Hyppo - Áustria) e Tayara Rodrigues (ADC Metodista São Bernardo);

Pivôs: Daniela Piedade (Hyppo - Áustria), Fabiana Diniz (Bera Bera R. T. - Espanha) e Scheyla Gris (A. D. Blumenau - Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar