sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fernando Vanzella assume natação feminina brasileira: "é o momento de ampliar a modalidade"


Treinador já foi mentor de Thiago Pereira e Joanna Maranhão. Em 2012 esteve com Henrique Rodrigues em Londres

Nesta terça-feira, 23, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anunciou mudanças no gerenciamento da natação brasileira. Agora o responsável da natação feminina será Fernando Vanzella, técnico olímpico que já foi o treinador de Joanna Maranhão e Thiago Pereira e tem em seu currículo a participação em três olimpíadas
.
"Será um desafio interessante em minha carreira, um momento em que queremos ampliar a natação brasileira. Conto com o apoio da comunidade aquática e também da confederação para trilhar da melhor forma possível esse projeto", declarou Vanzella.

Quem é Fernando Vanzella

Vanzella começou como atleta do Iara Clube em São Bernardo do Campo nos anos 80, sendo o recordista paulista juvenil no 50m livres. A carreira de treinador começou oito anos depois e, conquistando em 1992 o campeonato paulista infantil.

Um ano depois chegou ao Esporte Clube Pinheiros ficando por lá durante 13 anos, onde passou pelas equipes de base com resultados expressivos o levando em 2001 a ser técnico da seleção brasileira juvenil em diversos campeonatos pelo mundo .Foi quatro vezes campeão do troféu Brasil e do troféu José Finkel já com a equipe principal do Pinheiros.

Em 2004 chegou à sua primeira olimpíada com Lucas Salatta, quatro anos depois foi à Pequim como técnico de Thiago Pereira. Neste tempo também treinou a maior nadadora brasileira dos últimos anos, Joanna Maranhão.
Agora em 2012 levou o curitibano Henrique Rodrigues à olimpíada de Londres. O pupilo chegou à semifinal dos 200medley. Também é o atual técnico do Projeto Jéssica Carvalheiro, revelação na natação brasileira que já projeta as olimpíadas Rio 2016.

Vanzella também foi o ‘head coach’ do Minas Tênis Clube entre 2006 e 2011, sendo membro do conselho técnico nacional da CBDA. Atualmente  também coordena a equipe de natação do Minicípio de São Bernado do Campo.


Fonte: SM Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar