sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HUGO HOYAMA PLANEJA LANÇAR PROJETO SOCIAL NO ANO QUE VEM

Mesatenista discute com a Prefeitura de São Bernardo programa para formação de jovens 

O mesatenista Hugo Hoyama visitou a Escola Estadual Professor Nelson Monteiro, do Jardim Irajá, em São Bernardo, na quarta-feira (17/10), e deu uma breve palestra para os alunos da unidade escolar. O atleta frisou aos estudantes que é preciso persistir e ter paciência para alcançar os objetivos na vida. Após falar com os jovens, Hoyama distribuiu autógrafos e também jogou com os alunos. De olho no futuro depois do fim da carreira, o mesatenista destacou em entrevista que planeja lançar um projeto social em São Bernardo no próximo ano, com o objetivo de contribuir com a formação educacional e cultural dos jovens.

Foto: Andris Bovo
De acordo com Hoyama, a meta do programa é dar mais qualidade de vida aos jovens por meio do esporte, visando discipliná-los. “Sempre tive grandes objetivos na vida e pretendo fazer com que as crianças entrem neste programa e criem suas metas. Vou trabalhar para que elas (metas) possam ser alcançadas”, disse.

O mesatenista salientou que está conversando com a Prefeitura de São Bernardo em busca de ajuda para que o projeto seja implantado em 2013. “Nosso objetivo é promover a inclusão social por meio da prática do tênis de mesa. Para o aluno poder participar do projeto, ele precisa estar com as notas do boletim em dia. Queremos criar oportunidades e incentivos para que cada indivíduo visualize e conquiste seus próprios sonhos”, ressaltou.

O atleta ressaltou que, para popularizar o tênis de mesa no Brasil, é preciso colocar a modalidade com mais frequência nas escolas. De acordo com Hoyama, o resultado disso é que o esporte crescerá e, consequentemente, o número de praticantes também. “Quero que esse projeto social (com a ajuda de orientadores) adentre em diversas escolas de São Bernardo e do nosso país. Para isso estamos atrás de patrocinadores, com intuito de alavancar esse projeto na Região”, ponderou.

Benefícios - Hoyama destacou que a modalidade ajuda as crianças na conquista de um bom preparo físico e justifica: treinar tênis de mesa é muito puxado. “O esportista utiliza muito a movimentação de pernas e também precisa estar com o reflexo bem apurado. Para crescer no esporte, é preciso bater mais de mil vezes na bolinha, sem errar. Tudo é uma questão treino. Se a criança se dedicar, pode ir longe. O ideal é começar por volta dos 12 anos, para que seja possível ter uma boa base e aprender diversos golpes, e no decorrer do tempo poder ir aprimorando”.

Conquista - Para Hoyama, a primeira grande vitória da sua carreira foi conquistada no Campeonato Latino-Americano de 1988, em Cuba. “Os grandes favoritos eram Claudio Kano (ex-parceiro de seleção brasileira e também atleta de São Bernardo), Alvarez, da República Dominicana e o Gambra, do Chile. Naquele momento ninguém sabia quem era Hugo Hoyama por ainda não ter conquistado nenhum torneio expressivo internacional. Venci todos os meus adversários e cheguei à final contra o Cláudio Kano, que acabei vencendo por 2 a 1. Esta vitória foi fundamental para minha carreira, adquiri mais confiança, tornando-me mais tarde o nº 1 do Brasil”, destacou.

Começo - O mesatenista contou que iniciou no esporte aos 7 anos em São Bernardo, cidade onde nasceu e mora até hoje. “Estudava na escola japonesa União Cultural Nipo-Brasileira e nos intervalos das aulas brincava de pingue-pongue com meus amigos. Comecei a praticar a modalidade mais a fundo no Palestra de São Bernardo, onde os jogadores da seleção brasileira também treinavam. Venci o meu primeiro torneio na categoria pré-mirim (até 10 anos) no campeonato interno da escola e, a partir daí, comecei a conquistar campeonatos paulistas, brasileiros e sul-americanos”, finalizou. 

Fonte: ABCD MAIOR (Felipe Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar