quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A pouco menos de dois anos para a Copa, Grécia e México vistoriam Estádio Primeiro de Maio


Cidade é uma das candidatas para receber treinos e aclimatizações de Seleções para o Mundial de 2014

Nesta semana, São Bernardo do Campo recebeu a visita de duas delegações para treinos e aclimatizações durante a Copa do Mundo de 2014. No domingo (21), os mexicanos vistoriaram o Estádio Primeiro de Maio e, nesta sexta-feira (26), foi a vez de a Grécia conhecer as instalações.

Comitiva da Grécia
 No último dia 1º de agosto, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que São Bernardo consta na primeira versão do catálogo do Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para receber delegações durante a competição. Desta forma, o Estádio Primeiro de Maio e mais outras 53 instalações espalhadas pelo Brasil estão aptas a compor o catálogo online, que já está disponibilizado no site oficial da Federação.

O México veio para São Bernardo representado por seu diretor de logística, Raul Mendez, e pelo preparador físico, Carlos Garcia. Pela Grécia, estiveram presentes na cidade o técnico da Seleção, o português Fernando Santos, e seu assistente técnico, Ricardo Santos, além dos representantes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo.


Nas duas visitas, os representantes mexicanos e gregos conheceram as instalações do Estádio Primeiro de Maio, desde os vestiários, cabine de imprensa, áreas comuns e o gramado. Foi apresentado também o futuro alojamento para os times principal e de base do São Bernardo Futebol Clube, que deve ficar pronto e ser totalmente entregue nas próximas semanas.

Comitiva do México
“É muito bom para a cidade receber as primeiras delegações. Para nós é um termômetro, pois a escolha é feita diretamente pelas Seleções. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o secretário de Esportes e Lazer da cidade, Eduardo Tadeu Costa. “Até agora foram oito visitas no Brasil todo, sendo duas em São Bernardo. Espero que possamos receber outras seleções mais para frente”, completou o secretário, que fez as vistorias acompanhado pelo diretor da Pasta, Fábio Balotta.

Critérios – Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, que no caso de São Bernardo será o Liau Hotel Park Plaza, na Chácara Inglesa. O catálogo já foi apresentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. A escolha das delegações acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia.

A análise dos técnicos levou em conta mais de cem detalhes nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem, etc.

Vistorias
 A Fifa ainda abrirá novas janelas para inscrições de candidatos a CTS nos próximos meses. Uma segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final, no segundo semestre do mesmo ano.

Olimpíadas – Além de estar na primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo, São Bernardo do Campo também já está pré-selecionada para receber treinos e aclimatizações de delegações para as Olimpíadas de 2016.

Dos oito equipamentos escolhidos na região do Grande ABC, seis estão na cidade são-bernardense: Estádio de Atletismo, Ginásio Poliesportivo, Estádio do Baetão, Centro de Canoagem, Centro de Handebol e o próprio Estádio Primeiro de Maio.
   
Secretaria de Comunicação – Divisão de Jornalismo - PMSBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar