terça-feira, 27 de março de 2012

Ascensão do esporte marca gestão Ferrarezi em S.B.C

Secretário torna o setor mais competitivo, com nova cara e de olho na Olimpíadas de 2016


O esporte de competição de São Bernardo, em patamar jamais atingido em sua história, deixa legado de marca consolidada para continuar sua ascensão rumo a novos desafios. Para o secretário de Esportes, José Luiz Ferrarezi, desde 2009 no cargo, sua saída (é pré-candidato a vereador na próxima eleição) está sob aporte de “técnicos, monitores e modalidades em franca evolução” no município que tem os melhores equipamentos esportivos não apenas do ABCD, nem do Estado, mas talvez do País. A cidade está entre as pré-qualificadas para recepcionar comitivas estrangeiras em treinos e aclimatação para as Olimpíadas do Rio.


À frente da Secretaria de Esportes desde meados de 2009, o sr. deixa o cargo dia 30 de abril para cuidar da pré-candidatura a vereador da cidade e passa o bastão ao secretário adjunto do setor, Eduardo Tadeu Costa. O sr. sai com a missão cumprida?


José luiz Ferrarezi - Sim. Saio com legado positivo e satisfeito por ter conquistado trabalho efetivo, que é a marca do esporte no governo Luiz Marinho. São Bernardo é reconhecidamente a maior cidade do Estado no quesito esportivo, com infraestrutura que serve de espelho até para o Brasil. Gestores de cidades menores do Estado já passaram por aqui buscando informações, métodos para atrair parcerias, enfim, amostragem para aplicar aprendizados em seus municípios que batalham muito por dias melhores.


Quais as modalidades que mais cresceram neste seu período em São Bernardo?


Houve muito equilíbrio. De A a Z, do atletismo ao xadrez, houve comprometimento de todos, formou-se um conjunto. Formou-se uma família. Os resultados mostram a pujança a partir de que ganhamos os Jogos Regionais, em Santo André, o que não acontecia há 38 anos. Hoje temos nomes como o triplista Jadel Gregório, o mesatenista Hugo Hoyama e dezenas de nomes importantes em suas equipes.


Deixar o cargo sem inaugurar o Centro de Alto Rendimento Oswaldo Terra da Silva, que beneficia diretamente o atletismo e handebol, no ex-espaço Volkswagen Clube, deixa uma ponta de frustração?


Sim, muita. O centro deve ficar pronto em junho ou julho, trata-se de uma obra gigantesca, com custo de cerca de R$ 20 milhões, mas me orgulho de ver o gigante empreendimento quase pronto. A frustração é enorme, obviamente, mas será um marco que fica na cidade.


Agora na sua saída surge o projeto do CTT (Centro de Treinamento de Tênis de Mesa). Ele sai mesmo do papel?


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa nos procurou para tornarmos realidade esse belo projeto. A confederação tem uma verba disponível e nós temos um local (próximo ao Jardim Leopoldo), além de termos um ícone do mesatenismo, o medalhista Hugo Hoyama, referência mundial da modalidade. Tem tudo, tudo para dar certo.


Qual o segredo do bom relacionamento com o prefeito Luiz Marinho nesta sua gestão esportiva?


O Marinho é um esportista. A cada novidade em uma modalidade, um reforço, vitória, ele vibra. Seu empenho foi preponderante na ascensão de cada modalidade, seja no vôlei, atletismo, judô ou handebol. Qual cidade tem privilégio de um estádio como o 1º de Maio, um ginásio como o Baetão e o Poli, um centro como o do Lavínia, mais de 40 estádios distritais, clubes sociais com diversas escolinhas, o espaço para skate ao lado do Paço, projetos do Centro de Rendimento Oswaldo Terra da Silva, canoagem e até do Centro de Tênis de Mesa?

O que espera do seu sucessor Eduardo Tadeu Costa?



Quem trouxe o Tadeu para a secretaria, em 2009, foi exatamente eu. Ele é esportista, competente, habituado às gestões junto a técnicos e atletas e estou tranquilo. Seu governo será de continuidade. E em time que está ganhando, não se mexe. Não é assim?


São Bernardo está pré-qualificada para receber as delegações estrangeiras às Olimpíadas?


Sem dúvida. Todos os segmentos da Secretaria de Esportes trabalham neste sentido para fazer o melhor. São Bernardo está no ponto exato: é perto de aeroportos, da Capital e da Baixada Santista.


E a nova missão rumo a uma pré-candidatura à Câmara de Vereadores?


Estou tranquilo e nas mãos do meu partido, o PT. No momento oportuno e na hora certa, poderemos responder melhor essa questão.


O sr. deixa transparecer que assumiu uma missão e a deixa com o dever mais do que cumprido. É isso?


Estou com a sensação leve e de cumprir minhas metas. Saio aliviado. E agradecido a todos que me apoiaram porque, sozinho, nada conseguiria de tão prático para a cidade nos mais importantes eventos. 


Fonte: Edélcio Cândido (ABCD Maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar