quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Handebol: Metodista/São Bernardo viaja a Doha para representar o Brasil no Mundial de Clubes


Equipe estreia contra o Zamalek (EGY) às 09h (horário de Brasília) do dia 27 de agosto

São Bernardo do Campo (SP) - Nesta sexta-feira, 24, a equipe masculina de handebol da Metodista/São Bernardo/Besni viaja para Doha, no Catar, onde a partir do dia 27 de agosto até 1º de setembro participa do Super Globe - o mundial de clubes da categoria.

O time do ABC irá representar o Brasil e o continente americano no principal torneio de clubes do mundo. Para alguns atletas da delegação será uma experiência ainda mais marcante. O central André Leal embarca para sua primeira competição interclubes. 

"Fiquei bem surpreso com a convocação para o mundial, estava vindo de algumas lesões e estou muito feliz em ir para o meu primeiro mundial de clubes e saber que vou jogar uma competição onde teremos em quadra os jogadores que eu admiro, que vejo pela televisão. Espero que agente possa fazer um campeonato bom por lá", avisou.

O jovem de 20 anos quer usar a experiência para contribuir para sua equipe na volta ao Brasil, já que o atleta também defende a equipe juvenil da Metodista/São Bernardo/Besni. "Vou procurar absorver o máximo de experiência com o pessoal. Mesmo que eu jogue alguns minutos quero aproveitar muito esse momento em minha carreira, observar como é um torneio desse nível para trazer as informações de volta ao clube".

Se a juventude estará presente em Doha a experiência também. Em 2002, era a vez do central Gustavo Nakamura, o Japa, ir pela primeira vez ao mundial de clubes e agora passa seu aprendizado naquele momento para André e para os outros ‘novatos’ da delegação, caso de Ferrugem, Wesley, Victor entre outros.

"Tinha também quase a idade do André quando fui para meu primeiro mundial de clubes e aprendi muito. O que digo a eles é para que eles possam aproveitar cada momento por lá, observar. É um grande campeonato, com equipes fortes, jogadores que estavam nas olimpíadas. Jogar um campeonato como esse só faz crescer dentro de quadra", destacou Japa.

A primeira vez em um Mundial de Clubes também se estende à comissão técnica do time do ABC. José Ronaldo, o SB vai para Doha como técnico, será sua primeira experiência do banco, já que nas últimas vezes o treinador foi ao torneio interclube justamente ainda como jogador da Metodista.


"É uma nova experiência, tenho quatro anos como técnico. Acho que a experiência de jogador é totalmente da experiência como técnico, mas é claro que traz alguma coisa das outras disputas. Eu era muito próximo dos técnicos quando fomos disputar os outros mundiais e eles sempre escutavam muito a minha fala então aprendi muito isso com eles. É colocar um pouco da aprendizagem nesses anos em prática por lá", contou.

Para o Super Globe 2012 o treinador da Metodista/São Bernardo/Besni fez um trabalho especial com sua equipe na defesa. "Mudamos um pouco o trabalho com a nossa defesa. Vamos pegar no mundial de clubes jogadores com um potencial de chute de longe, então precisamos trabalhar essa defesa mais aberta. É um tipo de defesa um pouco diferente do que estamos acostumando a jogar. Iremos começar com a defesa que estamos habituados a fazer e se precisar colocaremos esse novo modo de jogar em prática".

Retrospecto - A equipe da Metodista/São Bernardo/Besni já participou de outras três edições do Super Globe: em 1997 ficou em 6º lugar (Áustria), em 2002 ficou em 3º lugar (Doha) e, em 2007 ficou em 4º lugar (Egito).

Agora em 2012 a equipe de São Bernardo do Campo conquistou o direito de participar do campeonato interclubes ao vencer o Pan-Americano de Clubes disputado em Londrina, no Paraná no mês de Maio. Na ocasião a equipe da Metodista/São Bernardo/Besni venceu na final o E.C. Pinheiros por 7 a 22 (10 a 12 no primeiro tempo). Esse é o terceiro título do torneio da equipe do ABC paulista. 

Equipe: O time viaja para Doha com 16 jogadores: os goleiros Rick Miles e Leonardo Tercariol (Ferrugem); os centrais Henrique Teixeira, Diogo Hubner, André Leal, Gustavo Nakamura (Japa); os pivôs Thiago Soares (Duplex) e Vinícius Teixeira; o armador esquerdo Francisco da Silva (Babo); os pontas esquerda Victor Felipe, Carlos Castillo (Carlito); os pontas direita Fábio Chiuffa, Wesley Freitas e Renato Tupan; além dos armadores direito Júlio César e Bruno Castro (Jack).

A comissão técnica será composta por José Ronaldo (SB) que comanda a equipe, além do assistente-técnico Hélio Lisboa e do fisioterapeuta Gustavo Pereira. O supervisor é Adriano Santos e o chefe da delegação será Luiz Escobar.


CONFRONTOS

A equipe da Metodista/São Bernardo/Besni estreia no Super Globe no dia 27 de agosto às 09h (horário de Brasília) contra o Zamalek (EGY), no dia 28 de agosto às 10h (horário de Brasília) encara o Atlético Madrid (ESP). No dia 29 de agosto encerra a fase de grupo às 14h (horário de Brasília) contra o El-Jaish (QAT).

O time do ABC está no Grupo A da competição, enquanto o Grupo B é composto por THW KIEL (GER), Mudhar (KSA), Al-Sadd (QAT) e Sydney University HC (AUS).


Fonte: SM Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar