terça-feira, 7 de agosto de 2012

São Bernardo se prepara para receber delegações na Copa do Mundo


Cidade já se movimenta para aperfeiçoar rede hoteleira, alimentícia e turística
  
Após o anúncio, no dia 1º de agosto, pelo Comitê Organizador Local como possível Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014, São Bernardo do Campo já respira o clima do Mundial. A cidade se movimenta para aprimorar sua rede hoteleira e os setores alimentício e turístico.

“O turismo também é uma atividade de desenvolvimento econômico. Hoje, já temos condições de receber esses turistas que virão para a aclimatização e treinos para a Copa do Mundo, mas estamos conversando com empresários que querem investir na rede hoteleira de São Bernardo do Campo, além da possível construção de um Centro de Convenções”, disse a diretora de Turismo da cidade, Soraia Dias.
  

O município poderá ceder o Estádio Primeiro de Maio, localizado na Vila Euclides, para treinamentos das seleções no Mundial. A cidade já está no catálogo online da Fifa com outros 53 municípios espalhados pelo Brasil. Além do equipamento esportivo, São Bernardo também ofereceria o Liau Hotel Parque Plaza para hospedagem das delegações, e as piscinas e equipamentos de musculação do Ginásio do Baetão.

“É uma expectativa muito grande. Cumprimos vários requisitos e estamos na primeira versão do catálogo. Só o fato de constar nele já é uma grande vitória. A cidade teve um grande empenho em vários setores para alcançar esse objetivo”, afirmou Eduardo Tadeu Costa, secretário de Esportes e Lazer, destacando que a segunda versão do documento será lançado no primeiro semestre de 2013, e a final, no segundo do mesmo ano.

A análise dos técnicos levou em conta mais de cem detalhes nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem etc.

A diretora de Turismo ainda destaca o esforço de São Bernardo para cada vez mais receber turistas. “No ano passado criamos o Grupo de Turismo de São Bernardo para divulgar o que a cidade tem a oferecer nesse setor. São representantes das instituições públicas e privadas ligadas, direta e indiretamente, à cadeia produtiva do turismo na cidade, tais como a Prefeitura, as associações empresariais e sindicais, as instituições de ensino, as agências de viagens e as empresas dos segmentos de hospedagem, transporte, alimentação, eventos e atrativos turísticos”, afirmou Soraia Dias.
  
Olimpíadas – Além de estar na primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo, São Bernardo do Campo também já está pré-selecionada para receber treinos e aclimatizações de delegações para as Olimpíadas de 2016.

Dos oito equipamentos escolhidos na região, seis estão na cidade são-bernardense: Estádio de Atletismo, Ginásio Poliesportivo, Estádio do Baetão, Centro de Canoagem, Centro de Handebol e o próprio Estádio Primeiro de Maio

Vinícius Dominichelli
Secretaria de Comunicação – Divisão de Jornalismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar